-
Arquitetos: Lundgaard & Tranberg Architects
- Área: 1079 m²
- Ano: 2015
-
Fabricantes: Hørning, Petersen Tegl
Descrição enviada pela equipe de projeto. Kannikegården é uma casa nova para o conselho paroquial da igreja da paróquia de Ribe, construído na praça de Ribe, ao lado da catedral. O edifício abriga funções para o conselho da igreja paroquial e os funcionários da igreja.
Ao mesmo tempo, tem de funcionar como um ambiente hospitaleiro para eventos públicos aberto aos cidadãos, tais como palestras, concertos e projeção de filmes. O projeto enfrentou um desafio especial: monumentos antigos, contando-nos sobre a história dinamarquesa nos últimos mil anos, foram encontrados no canteiro de obras.
O mais visível é uma ruína de tijolos do cânone do monastério que data de 1100. A ruína se integra num espaço expositivo desenhado para comunicar as diversas camadas históricas culturais do local. O edifício consta de apenas um volume com telhado inclinado, apoiado por pilares sobre os achados arqueológicos preservados.
A ala do edifício está localizada ao longo da praça com uma escala e inclinação de telhado seguindo os edifícios vizinhos na praça. A forma arquetípica da asa gera uma curvatura escultural para o sul, a fim de trazer mais luz e ar para os edifícios vizinhos na área do pátio.
Para o sul um átrio íntimo é construído, demarcado por uma parede que emoldura as áreas da rua junto com Sønderportsgade e Rykind. A parte superior do edifício é coberta por azulejos da fachada especialmente desenvolvidos em tons castanho-avermelhados, comparáveis às típicas casas de tijolo da cidade e da região, mas como uma interpretação mais contemporânea devido ao tamanho maior das telhas.
A seção inferior aparece com fachadas de vidro, ao mesmo tempo protegendo a ruína e expondo as descobertas ímpares.
Descrição do Produto. As telhas especialmente produzidas para o projeto são sobrepostas, como escamas de peixe, e enquadram as janelas dos espaços interiores.
Originalmente publicado em Fevereiro 14, 2017.